A obra de arte


Andrieli Pachú da Silva - 2º Arquivologia

O texto nos mostra os processos de modificação que acontece na técnica das artes, e que a partir de tais mudanças a noção do que seja a arte passa também por modificações.
A obra de arte foi sempre capaz de ser reproduzida, dês dos gregos com a fundição e a cunhagem, ao século XIX com a litografia onde a técnica proporcionou a gravação em pedra calcária ou placa de metal, a reprodução chegou a um processo decisivo, facilitando a produção em série e a possibilidade de ter obras novas todos os dias.
Essas novas técnicas de reprodução acabam deixando ileso o conteúdo da obra de arte, proporcionando a conservação do original, porém não contempla todas as características da obra.
A fotografia e o cinema vieram como uma reprodutores e disseminadores da arte, pois são considerados parte da cultura de massa, onde a maioria da população tem acesso, levando as obras que provavelmente seria necessário o deslocamento das pessoas para outro local, principalmente a outros países, bem perto de sua visão, isso trás uma grande mudança para o conhecimento mundial, pois tais obras em um determinado período histórico só podiam ser vista pela elite, hoje quem tem acesso aos meios de comunicação, poderá ver tais obras, porém em algumas vezes não seu original, que em determinadas situações ainda prevalece a situação econômica.
Essas técnicas de reprodução são consideradas arte, pois não se mantiveram somente como copiadoras de uma obra já existente, a fotografia por exemplo tanto como a pintura, pretende representar a realidade, tanto que os processos para se chegar a maquina fotográfica ajudou muito a vida dos pintores, que tinham a necessidade de representar paisagens e pessoas de uma forma cada vez mais real.
O cinema também adquiriu suas próprias características artísticas, na qual ela abrange todos os tipos de arte, com modelos diferentes de exposição, de tal maneira que interage e facilita o acesso para a população.
Pode-se notar que tais técnicas de reprodução da obra de arte veio apenas para ajudar desde seu processo de criação para o aprimoramento de pinturas, consideradas obras de arte, disseminadoras, e agora também como arte.